Olhares críticos sobre os pontos positivos e negativos do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação mediante as práticas pedagógicas com citações de teóricos de referência na Tecnologia

Pontos positivos para o uso da Tecnologia nas práticas pedagógicas

  • Acesso a informação: A internet permite acesso quase ilimitado a informações, educando pessoas em todo o mundo;
  • Utilização integrada da Tecnologia na educação: Quando usada de forma integrada e intencional, a tecnologia pode expandir o alcance e o impacto das práticas pedagógicas, oferecendo novas possibilidades de ensino e aprendizado, como o ensino híbrido e o aprendizado ativo;
  • Flexibilidade de horário no Aprendizado: As ferramentas online e as plataformas digitais permitem que a aprendizagem ocorra a qualquer hora e em qualquer lugar, adaptando-se às necessidades dos alunos;
  • Interatividade e Engajamento: Tecnologias como jogos educativos, quizzes, e simulações tornam o aprendizado mais interativo, promovendo maior engajamento dos alunos;
  • Inclusão de alunos com deficiência: A tecnologia pode ser adaptada para atender às necessidades de alunos com deficiência, proporcionando-lhes igualdade de oportunidades;
  • Facilidade de comunicação:  A tecnologia permite que a gente compartilhe ideias e projetos com colegas e professores Isso ajuda muito a trocar conhecimento e crescer junto.

Pontos negativos para o uso da Tecnologia nas práticas pedagógicas

  • Distrações na concentração dos discentes: O uso de dispositivos conectados à internet pode ser uma fonte de distração, dificultando a concentração dos alunos;
  • Falta de infraestrutura: Algumas escolas podem não ter a infraestrutura necessária para suportar o uso da tecnologia;
  • Desigualdade de acesso: A tecnologia não está disponível de forma igual para todos, o que pode aumentar as desigualdades educacionais. Dessa forma, os alunos com acesso limitado a dispositivos e internet apresentam desvantagens em relação aos colegas que tem acesso as tecnologias com altas qualidades e potências;
  • Riscos da Subutilização e Dependência Digital: Sem uma abordagem pedagógica adequada, a tecnologia pode ser subutilizada ou até mesmo criar barreiras para a aprendizagem, como a dependência excessiva de recursos digitais que não estimulam o pensamento crítico ou o desenvolvimento de habilidades sociais;
  • Dependência Tecnológica: A dependência excessiva da tecnologia pode gerar dificuldades significativas quando ela falha ou se torna inacessível. Em situações de indisponibilidade, muitas atividades e processos ficam comprometidos, revelando a fragilidade de uma dependência que pode limitar a autonomia e a eficiência em resolver problemas sem o suporte tecnológico;
  • Uso excessivo de telas: Exposição prolongada a telas, que pode causar fadiga visual, dores de cabeça e outros problemas de saúde.

Citações de teóricos sobre o uso das tecnologias no ambiente educacional 
  • "O uso da tecnologia só faz sentido se ajudar a tornar a aprendizagem mais significativa, colaborativa e motivadora." (MORAN, 2013, p. 49). -- MORAN, José Manuel. Inovação e tecnologia na educação: novos desafios para a sala de aula. São Paulo: Editora Loyola, 2013.
  • "A tecnologia é apenas uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e fazê-las trabalhar juntas, o professor é o mais importante." – Bill Gates, em 2000. Essa citação argumenta que, embora a tecnologia traga benefícios para o ambiente educacional, o papel do professor e dos familiares, são essenciais para orientar e engajar os discentes;
  • Manuel Castells (2004), em sua obra A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, “A tecnologia em si não transforma a educação, mas sua aplicação pode estimular uma nova cultura de aprendizagem quando integrada a métodos pedagógicos inovadores";
  • Lev Vygotsky (1934, com aplicações interpretadas na era digital), “O aprendizado é mais eficaz quando ocorre em um contexto social, onde o aluno interage com outros e com ferramentas culturais.";
  • John Dewey (1938, interpretado para contextos modernos),  “A educação deve preparar os alunos para o mundo em que viverão, o que inclui o domínio e a compreensão das tecnologias disponíveis.";
  • Mizuko Ito (2009), em Hanging Out, Messing Around, and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, “O uso da tecnologia na educação é mais produtivo quando oferece aos jovens um espaço para explorar e desenvolver interesses próprios, fora das pressões do currículo formal.";
  • "A tecnologia é um martelo. O problema é que, às vezes, tratamos todos os problemas como se fossem pregos." - Abraham Maslow (adaptado).
Referências: 
  • CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2004;
  • DEWEY, John. Experience and education. New York: Macmillan, 1938. (Citação adaptada para o contexto tecnológico atual);
  • GATES, Bill. “A tecnologia é apenas uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e fazê-las trabalhar juntas, o professor é o mais importante.” Declaração de 2000;
  • ITO, Mizuko et al. Hanging out, messing around, and geeking out: kids living and learning with new media. Cambridge: MIT Press, 2009;
  • MASLOW, Abraham. Citação adaptada do pensamento original: “A tecnologia é um martelo. O problema é que, às vezes, tratamos todos os problemas como se fossem pregos.”;
  • MORAN, José Manuel. Inovação e tecnologia na educação: novos desafios para a sala de aula. São Paulo: Loyola, 2013.
  • VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Obra original de 1934; ideias interpretadas no contexto digital);
  • Imagem: https://chatgpt.com/share/67420bec-eda0-8000-a8a6-4fda715ebd13;

By: Elisandra; Francinete; Kayslla; Mírian; Pamella e Rafaela.






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