Artigo - Por entre mediação e práxis docente: diálogos formativos no contexto das TIC
Plataforma de pesquisa: SITIENTIBUS
O artigo se debruça sobre o significado da práxis reflexiva mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento da docência. A práxis é um processo dialético que envolve a compreensão da teoria, a realização da prática e a reinvenção da prática com a compreensão do mundo.
A Tecnologia da Informação e Comunicação é um conjunto de recursos tecnológicos que permitem a produção, o acesso e a propagação de informações, além de possibilitar a comunicação entre pessoas. Além disso, elas são usadas para: otimizar a comunicação em empresas, melhorar o processo produtivo, facilitar o acesso a novas informações e conhecimentos, e promover a mudança social.
INTRODUÇÃO
O artigo tem como objetivo fazer uma pesquisa com professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental no município de Valente, Bahia. Ele propõe que, por meio de discussões e trocas de experiências, os professores possam refletir sobre sua prática e colaborar entre si, ajudando a construir novas maneiras de ensinar com tecnologia. A ideia central é que essa formação, realizada de forma conjunta e dialogada, fortaleça o uso pedagógico das TIC e torne o ensino mais eficiente e interativo. As metodologias utilizadas para criarem esse artigo foi a síncrona, através de encontros coletivos para discutirem sobre as TIC’s na formação e na prática dos professores; e a assíncrona, que foi através de minicursos formativos que estimularam eles a refletirem sobre as suas práticas pedagógicas.
PONTOS PRINCIPAIS
- O artigo defende a ideia que o uso das TIC’s alinhado as formações continuadas, são essenciais para promover um ensino mais dinâmico, interativo e adaptado a cibercultura. Essa forma é essencial para transformar o processo de ensino-aprendizagem, e para que assim, as práticas pedagógicas integram a teórica com a prática, de forma interativa e dinâmica;
- O artigo menciona que as políticas públicas devem investir em formação contínua focadas na Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação para que as limitações e barreiras para o uso delas sejam superadas; investimentos em infraestrutura; e em programas que abordem tanto aspectos técnicos quanto metodológicos do uso das TIC’s. Essas políticas públicas funcionando de forma eficaz, incentivariam uma prática educacional mais atualizada, inclusiva, participativa e alinhada às demandas da cibercultura, o que resulta em um maior engajamento dos professores e maior impacto educativo na aprendizagem dos seus alunos;
- O artigo se apoia em perspectivas teóricas, tais como: a racionalidade comunicativa de Jurgen Habermas, a inteligência coletiva de Pierre Lévy e a práxis reflexiva de Donald Schön. Dessa forma, a racionalidade comunicativa de Habermas fundamenta a necessidade de um ambiente educativo dialógico e colaborativo, onde a interação é essencial para o aprendizado. A inteligência coletiva de Lévy fortalece a visão de que as TIC’s possibilitam um aprendizado coletivo e compartilhado, e a práxis reflexiva de Schön orienta os professores a refletirem continuamente sobre sua prática, aprimorando suas estratégias pedagógicas. Essas teorias, em conjunto, formam a base para uma práxis educacional dinâmica, crítica e adaptada às demandas tecnológicas da educação atual;
- Os diálogos formativos são experiências que se passam através do labor reflexivo e crítico que os docentes conseguem fazer sua própria prática, ou seja, a interação entre duas ou mais pessoas, nesse caso, professores capazes de falar e agir, estabelecendo uma relação interpessoal (HABERMAS,2012). Então diante das demanda dos professores ainda cabe se relacionar com os alunos para que aconteça um dialogo para fortalecer de forma eficaz o processo de aprendizagem capaz de fortalecer o vinculo com o professor em cultura digital onde somos antenados mas separados por uma tela.
- SILVA, Ediluzia Pastor da; CARNEIRO, Anderson dos Santos; BARRETO, Marta Pastor da Silva. Por entre mediação e práxis docente: diálogos formativos no contexto das TIC. Sitientibus, Feira de Santana, n. 63, p. 31-37, dez. 2022. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/sitientibus;
- ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, São Paulo, n. 12, v. 02, p. 68, maio/out. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/20355/15390. Acesso em: 10 ago. 2018;
- HABERMAS, Jurgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Vol. 1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012;
- LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2007;
- NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa-Portugal: Educa, 2009;
- SCHON, Donald A. Educando o professor reflexivo. São Paulo: Artmed, 2000;
- Imagem criada pelo Bing Criador de Imagens- Link: https://www.bing.com/images/create/dic3a1logos-formativos-no-contexto-das-tic-naprc3a1xis-/26750767cfc554ec4841d92b3dfb0c952id=AuDZPc2M2Hwhy7TTtQKxew%3d%3d&view=detailv2&idpp=genimg&genimgaad=1&thId=OIGBCE2.mMa6oOjNzQ58_.SNT8iN&skey=fSaeR5EW1n6k-mNFHegPzwAkVQN-eEl97aPnPEq5Ea8&FORM=GCRIDP&ajaxhist=0&ajaxserp=0



Parabéns pelo trabalho, tudo feito com muita excelência!
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