Artigo - Por entre mediação e práxis docente: diálogos formativos no contexto das TIC

Autores: Ediluzia Pastor da Silva, Anderson dos Santos Carneiro e Marta Pastor da Silva Barreto Publicação: Ano de 2022
Plataforma de pesquisa: SITIENTIBUS

CONCEITO

    O artigo se debruça sobre o significado da práxis reflexiva mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento da docência. A práxis é um processo dialético que envolve a compreensão da teoria, a realização da prática e a reinvenção da prática com a compreensão do mundo.

    A Tecnologia da Informação e Comunicação é um conjunto de recursos tecnológicos que permitem a produção, o acesso e a propagação de informações, além de possibilitar a comunicação entre pessoas. Além disso, elas são usadas para: otimizar a comunicação em empresas, melhorar o processo produtivo, facilitar o acesso a novas informações e conhecimentos, e promover a mudança social. 

INTRODUÇÃO   

    O artigo tem como objetivo fazer uma pesquisa com professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental no município de Valente, Bahia. Ele propõe que, por meio de discussões e trocas de experiências, os professores possam refletir sobre sua prática e colaborar entre si, ajudando a construir novas maneiras de ensinar com tecnologia. A ideia central é que essa formação, realizada de forma conjunta e dialogada, fortaleça o uso pedagógico das TIC e torne o ensino mais eficiente e interativo. As metodologias utilizadas para criarem esse artigo foi a síncrona, através de encontros coletivos para discutirem sobre as TIC’s na formação e na prática dos professores; e a assíncrona, que foi através de minicursos formativos que estimularam eles a refletirem sobre as suas práticas pedagógicas. 

PONTOS PRINCIPAIS 

  • O artigo defende a ideia que o uso das TIC’s alinhado as formações continuadas, são essenciais para promover um ensino mais dinâmico, interativo e adaptado a cibercultura. Essa forma é essencial para transformar o processo de ensino-aprendizagem, e para que assim, as práticas pedagógicas integram a teórica com a prática, de forma interativa e dinâmica;
  • O artigo menciona que as políticas públicas devem investir em formação contínua focadas na Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação para que as limitações e barreiras para o uso delas sejam superadas; investimentos em infraestrutura; e em programas que abordem tanto aspectos técnicos quanto metodológicos do uso das TIC’s. Essas políticas públicas funcionando de forma eficaz, incentivariam uma prática educacional mais atualizada, inclusiva, participativa e alinhada às demandas da cibercultura, o que resulta em um maior engajamento dos professores e maior impacto educativo na aprendizagem dos seus alunos;
  • O artigo se apoia em perspectivas teóricas, tais como: a racionalidade comunicativa de Jurgen Habermas, a inteligência coletiva de Pierre Lévy e a práxis reflexiva de Donald Schön. Dessa forma, a racionalidade comunicativa de Habermas fundamenta a necessidade de um ambiente educativo dialógico e colaborativo, onde a interação é essencial para o aprendizado. A inteligência coletiva de Lévy fortalece a visão de que as TIC’s possibilitam um aprendizado coletivo e compartilhado, e a práxis reflexiva de Schön orienta os professores a refletirem continuamente sobre sua prática, aprimorando suas estratégias pedagógicas. Essas teorias, em conjunto, formam a base para uma práxis educacional dinâmica, crítica e adaptada às demandas tecnológicas da educação atual; 
  • Os diálogos formativos são experiências que se passam através do labor reflexivo e crítico que os docentes conseguem fazer sua própria prática, ou seja, a interação entre duas ou mais pessoas, nesse caso, professores capazes de falar e agir, estabelecendo uma relação interpessoal (HABERMAS,2012). Então diante das demanda dos professores ainda cabe se relacionar com os alunos para que aconteça um dialogo para fortalecer de forma eficaz o processo de aprendizagem capaz de fortalecer o vinculo com o professor em cultura digital onde somos antenados mas separados por uma tela.    
CONCLUSÃO

    Portanto, a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) no ambiente educacional, que seja aliada a uma formação dialógica e contínua, pode transformar significativamente o processo educativo, pois através da práxis reflexiva, os professores tornam-se mais aptos a adaptar suas abordagens pedagógicas, criando ambientes de aprendizado mais interativos e colaborativos. Outro fator que contribui para a integração da tecnologia é o fortalecimento das políticas públicas que incentivem essas formações continuadas, que ofereçam programas de apoio financeiro para os professores e uma redução no horário dos professores para que consigam fazer cursos, para que assim, seja oferecido um ensino mais alinhado às demandas contemporâneas. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de um ensino dialógico e interativo, no qual os professores e alunos compartilhem experiências e conhecimentos. Isso fortalece a emancipação e a autonomia dos professores, permitindo que se tornem mais seguros e críticos em suas práticas.

QR  CODE DO ARTIGO








REFERÊNCIAS

By: Kayslla Picorelli; Pamella Moura; e Rafaela Silva. 

Comentários

Postar um comentário