Artigo- Tecnologias Digitais na Educação: O Perfil de Professor Esperado para o Século XXI.
Autora: Dayse do Socorro Ribeiro Borges
Publicação: ano de 2021
Plataforma de pesquisa: Portal eduCapes
CONCEITO
O Perfil de Professor Esperado para o Século XXI gira em torno da redefinição do papel do professor para atender às demandas contemporâneas da educação. Com as rápidas transformações tecnológicas, culturais e sociais, espera-se que o professor transcenda o papel tradicional de transmissor de conhecimento, adotando uma postura de mediador, facilitador e inspirador do aprendizado.
INTRODUÇÃO
Esse tipo de estudo geralmente foca na integração das tecnologias digitais na educação e no papel transformador que essas tecnologias têm no processo de ensino e aprendizagem. O artigo deve explorar como a tecnologia impacta a pedagogia e como o professor precisa adaptar-se para atender às demandas da sociedade contemporânea, onde habilidades digitais são fundamentais. Nesse contexto, o perfil do professor para o século XXI deve incluir competências digitais, flexibilidade para adaptar-se às mudanças e a capacidade de inovar em suas práticas de ensino.
PONTOS IMPORTANTES
- Papel Transformador da Tecnologia: A tecnologia está mudando a forma como o conhecimento é construído, acessado e compartilhado. Isso exige que os professores compreendam as ferramentas digitais e saibam utilizá-las para enriquecer a experiência educacional.
- Competências Digitais para Professores: O professor do século XXI precisa desenvolver competências específicas, como o uso de plataformas educacionais, análise de dados educacionais, ensino à distância e até mesmo habilidades em segurança digital para proteger a privacidade dos alunos.
- Nova Dinâmica no Processo de Ensino -Aprendizagem: A tecnologia permite uma abordagem mais personalizada e interativa para o ensino, onde o aluno tem papel ativo. Isso exige que o professor saiba mediar e orientar o aprendizado de forma mais flexível.
- Desafios e Adaptação: A incorporação de tecnologias não é livre de desafios, como o preparo técnico e o apoio institucional necessário. O professor também precisa lidar com a resistência a mudanças e a falta de recursos tecnológicos em algumas realidades educacionais.
- Falta de formação de qualidade: Muitos educadores não têm acesso a formação adequada em tecnologias digitais, o que limita sua capacidade de utilizá-las de maneira eficaz. Além disso, alguns educadores podem ter resistência em adotar novas tecnologias devido a falta de confiança ou medo de não conseguirem utilizar essas ferramentas, pois a falta de suporte das instituições de ensino em termos de recursos e formação continuada pode ser um obstáculo significativo.
- Desafios para os educadores: Manter-se atualizado com as novas tecnologias e metodologias de ensino, como por exemplo: participar de cursos, workshops e comunidades de prática que explorem novas ferramentas e abordagens pedagógicas. Além disso, a integralização da Tecnologia da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas, possibilitam o uso de recursos digitais inclusivos, e isso, contribui para a aprendizagem do seu aluno.
CONCLUSÃO
O artigo destaca que, para atender a essas demandas, o perfil do professor deve ser dinâmico, flexível e adaptável. Isso não apenas melhora a qualidade da educação, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação. Dessa forma, essa justificativa reforça a importância de discutir e formar professores que estejam prontos para o futuro.
QR CODE DO ARTIGO
REFERÊNCIAS
- MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . 10. ed. São Paulo: Papirus, 2013;
- SILVA, Francisco José de Oliveira. Tecnologias e educação: Caminhos e desafios . São Paulo: Cortez, 2018;
- MOREIRA, Antonio Carlos. Habilidades digitais para o professor do século XXI . Porto Alegre: Penso, 2017;
- PRETTO, Nelson de Luca. Educação e as novas tecnologias: Desafios, possibilidades e caminhos. São Paulo: Cortez, 2019.
- Imagem criada pelo Bing - https://www.bing.com/images/create/imagem-usando-a-plataforma-khan-academy-na-mc3a3o/1-67238d915e504dbc942fac2a391024b6?FORM=GUH2CR
Por: Elissandra Ferreira




O artigo é bem construído em relação a todos desafios enfrentados para o uso da tecnologia dentro de ambientes educacionais, uau!!
ResponderExcluir