Artigo- Tecnologias Digitais na Educação: O Perfil de Professor Esperado para o Século XXI.

Autora: Dayse do Socorro Ribeiro Borges
Publicação: ano de 2021
Plataforma de pesquisa: Portal eduCapes

CONCEITO

    O Perfil de Professor Esperado para o Século XXI gira em torno da redefinição do papel do professor para atender às demandas contemporâneas da educação. Com as rápidas transformações tecnológicas, culturais e sociais, espera-se que o professor transcenda o papel tradicional de transmissor de conhecimento, adotando uma postura de mediador, facilitador e inspirador do aprendizado.

INTRODUÇÃO

    Esse tipo de estudo geralmente foca na integração das tecnologias digitais na educação e no papel transformador que essas tecnologias têm no processo de ensino e aprendizagem. O artigo deve explorar como a tecnologia impacta a pedagogia e como o professor precisa adaptar-se para atender às demandas da sociedade contemporânea, onde habilidades digitais são fundamentais. Nesse contexto, o perfil do professor para o século XXI deve incluir competências digitais, flexibilidade para adaptar-se às mudanças e a capacidade de inovar em suas práticas de ensino.

PONTOS IMPORTANTES  

  • Papel Transformador da Tecnologia: A tecnologia está mudando a forma como o conhecimento é construído, acessado e compartilhado. Isso exige que os professores compreendam as ferramentas digitais e saibam utilizá-las para enriquecer a experiência educacional.
  • Competências Digitais para Professores: O professor do século XXI precisa desenvolver competências específicas, como o uso de plataformas educacionais, análise de dados educacionais, ensino à distância e até mesmo habilidades em segurança digital para proteger a privacidade dos alunos.
  • Nova Dinâmica no Processo de Ensino -Aprendizagem: A tecnologia permite uma abordagem mais personalizada e interativa para o ensino, onde o aluno tem papel ativo. Isso exige que o professor saiba mediar e orientar o aprendizado de forma mais flexível.
  • Desafios e Adaptação: A incorporação de tecnologias não é livre de desafios, como o preparo técnico e o apoio institucional necessário. O professor também precisa lidar com a resistência a mudanças e a falta de recursos tecnológicos em algumas realidades educacionais.
  • Falta de formação de qualidade: Muitos educadores não têm acesso a formação adequada em tecnologias digitais, o que limita sua capacidade de utilizá-las de maneira eficaz. Além disso, alguns educadores podem ter resistência em adotar novas tecnologias devido a falta de confiança ou medo de não conseguirem utilizar essas ferramentas, pois a falta de suporte das instituições de ensino em termos de recursos e formação continuada pode ser um obstáculo significativo.
  •  Desafios para os educadores:  Manter-se atualizado com as novas tecnologias e metodologias de ensino, como por exemplo: participar de cursos, workshops e comunidades de prática que explorem novas ferramentas e abordagens pedagógicas. Além disso, a integralização da Tecnologia da Informação e Comunicação  nas práticas pedagógicas, possibilitam o uso de recursos digitais inclusivos, e isso, contribui para a aprendizagem do seu aluno. 
CONCLUSÃO

    O artigo destaca que, para atender a essas demandas, o perfil do professor deve ser dinâmico, flexível e adaptável. Isso não apenas melhora a qualidade da educação, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação. Dessa forma, essa justificativa reforça a importância de discutir e formar professores que estejam prontos para o futuro.

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REFERÊNCIAS 

Por: Elissandra Ferreira







Comentários

  1. O artigo é bem construído em relação a todos desafios enfrentados para o uso da tecnologia dentro de ambientes educacionais, uau!!

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